Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Cristãos De Pés Sujos  |  Pr. Olavo Feijó

João 13:5 - Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Faltava um dia para a última Festa da Páscoa que Jesus passara aqui na Terra. No meio do jantar com os discípulos, o Mestre surpreendeu todos eles: “Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha” (João 13:5).

O primeiro ensino deste episódio inusitado deve ser aquele que o próprio Jesus enfatizou: “Eu de o exemplo, para que vocês façam o que eu fiz” (v. 15). O lava pés confirmou o ensino anterior do Senhor: “o mais importante deve ser como o menos importante” (Lucas 22:26).

A cerimônia de lavar os pés de alguém, entretanto, somente se tornou um gesto de hospitalidade porque, no tempo de Jesus, as estradas eram sujas e as sandálias não protegiam da poeira. Só não sujava os pés quem não saísse para a rua. Aqui, então, uma segunda lição. Cristão que obedeça a ordem do “ide”, sempre terá os pés sujos – sujos dos lugares onde foi em busca dos pecadores separados do Cristo. Cristão de pés limpos só faz sentido no corpo de cristão insensível, que fica na “igreja” e pouco se interessa com o destino dos necessitados.