Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Eu Sou A Porta  |  Pr. Olavo Feijó

João 10:9 - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Jesus usou uma comparação de fácil entendimento para os judeus: o curral de ovelhas. Dentro dele, as ovelhas têm alimento, saúde e proteção. Para garantir todas estas vantagens, uma porta segura é construída no curral. Neste contexto, Jesus afirmou: “Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo, poderá entrar e sair e achará comida.” (João 10:9).

Ao proclamar-se como Cristo, o Messias, o Filho de Deus no mundo, Jesus anuncia um projeto radical. Ele nunca se apresentou como um dos vários meios de chegar até Deus – o que Ele sempre declarou foi absoluto: “Ninguém vem ao Pai, senão por Mim”. A mensagem de Jesus não tem nada de relativista. Pelo contrário, Jesus é exclusivo.

Ser cristão, por isso, é assumir um compromisso de exclusividade com Cristo. Ao aceitar o “Eu sou a porta”, o cristão abre mão de todos os outros sistemas de espiritualidade e transcendência. Porque Ele é a única porta, Jesus tem que ser forte, bem estruturado, acessível. Entrar no Reino através do Cristo não possibilita confusão religiosa. Entrar pela porta Jesus é definição de vida, é plena identidade, é atitude corajosa. Jesus disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – para quem quiser tudo isto, “Eu sou a porta”.