Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
A Dívida Dos Cristãos  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Paulo aprendeu com Jesus que as autoridades políticas e comunitárias dependem, quer saibam ou não, da soberania do Senhor. E esta é uma das razões porque é justo pagar os impostos públicos. Como conclusão final, o apóstolo nos relembra: “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo a lei.” (Romanos 13:8).

Há pregadores desavisados que, fugindo ao contexto bíblico, afirmam que os cristãos têm uma enorme dívida para com o Senhor. Só que a Bíblia é clara. Aquilo que Deus fez e faz por nós, por causa da Sua graça e do Seu amor, nunca teremos capacidade de pagar.

Essa mesma Bíblia, entretanto, não se restringe a negar nossa dívida para com o Senhor. Ela vai mais além e proclama: o cristão assumiu uma dívida, quando aceitou Jesus Cristo. É a dívida “de amar uns aos outros”. Consequentemente, cristão que não ama seus irmãos de fé, não está honrando sua única e grande dívida, perante Deus. Quando, pelo poder do Espírito, nos dispomos a amar os outros, logo descobrimos que esta atitude não é um peso, mas uma bênção. Afinal de contas, “Deus é amor”. Logo, amar é viver a essência de Deus.