Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Dorcas, a costureira de Cristo  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 9:39 - E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.

Na cidade de Jope vivia Dorcas que “usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres”. Quando ela morreu, toda a comunidade chorou sua perda. Chamado pelos irmãos, o apóstolo Pedro foi à casa dela. “Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia.” (Atos 9:39).

O grande testemunho cristão de Dorcas não era a pregação falada. Seu amor a Cristo ela ensinava fazendo roupas para as pessoas necessitadas, principalmente as viúvas da cidade. Dorcas pregou o Evangelho durante sua vida e pregou o Evangelho em função da sua morte. Por isso, diz o autor do livro de Atos: depois que Pedro a ressuscitou, “muitos creram no Senhor”.

O Senhor espera que, após nossa conversão a Ele, aprendamos a usar nossas habilidades pessoais e nossos recursos profissionais com a motivação cristã. Moisés usou seu cajado de pastor de ovelhas. Dorcas usou agulha e linha de costureira. O segredo do serviço cristão, diz Paulo, é “quer comais ou bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei-o para a glória de Cristo”. A fé é o instrumento para aceitar a “vida abundante”, que Cristo dá. As obras são o instrumento para demonstrar ao mundo que Cristo funciona. Em qualquer lugar, em qualquer tempo. Uma das provas disto é Dorcas, a costureira de Cristo.