Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Porque Sofrer Pode Alegrar  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 5:3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

Contrariamente às experiências e ensinamentos do mundo, a Bíblia nos ensina como descobrir alegria, no meio dos sofrimentos. “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência...” (Romanos 5:3).

Sofrimento gratuito, sem razão de ser, somente causa mais sofrimento. E mais revolta. Ao tratar deste assunto, a partir do ponto de vista do Espírito de Cristo, Paulo adiciona a dimensão da paciência. Porque é na vivência da paciência que as nossas limitações do tempo são devidamente trabalhadas pelo poder divino da eternidade. Ter paciência é o resultado de sentir a soberania de Deus sobre tudo o que aconteceu ontem e tudo que acontecerá amanhã. Ter paciência é acreditar no “tempo de Deus”, que resolve nossos problemas “na hora certa”.

Sem a paciência, que aprendemos na comunhão diária com Cristo, não conseguimos ver alegria nos sofrimentos. É isto que Paulo nos explica, no verso anterior – “Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus”. Esta “vida na graça de Deus”, ao mesmo tempo que provoca as tribulações do mundo, nos habilita a ter “paciência nas tribulações” e a nos “alegrarmos nos sofrimentos”. Esta é razão por que sofrer pode alegrar.