Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Guarda Bem Teu Coração  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 4:23 - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Uma vida equilibrada e saudável deve se ocupar de várias dimensões: do ambiente familiar, da alimentação, da vida social, das emoções, da alma. São as dimensões da alma, do “coração”, que a Bíblia sugere que cuidemos atentamente: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda bem o teu coração. Porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4:23).

Coração, no sentido contemporâneo, é usado significando emoção, sentimento, paixão. O sentido bíblico era bem mais amplo – significava a alma, a vida interior, a profunda realidade espiritual. Daí a explicação: “porque dele procedem as saídas da vida”. “Saídas da vida” é o mesmo que as decisões da vida, as atitudes da vida, o comportamento da vida.

O texto bíblico não nos manda menosprezar as várias dimensões de nossa vida. Paulo, por exemplo, aconselha Timóteo a cuidar dos seus problemas estomacais. A questão bíblica é a das prioridades. É a questão das essências, das coisas que influenciam todas as outras. A ideia é esta: quando cuidamos adequadamente do coração, da nossa comunhão com o Senhor, todas as coisas ficam adequadamente avaliadas. Coração alimentado pelo Senhor não se desespera durante as provações porque vê nelas a providência divina. Guardemos bem o coração.