Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
O Senhor Fala – Seu Servo Escuta  |  Pr. Olavo Feijó

1 Samuel 3:10 - Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

Seguindo a orientação do sacerdote Eli, o adolescente Samuel aprende a reconhecer o chamado do Senhor. “Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse – Samuel, Samuel! – Fala, pois o Teu servo está escutando! – respondeu Samuel.” (I Samuel 3:10).

Desde o princípio, Samuel descobriu que é difícil ouvir e obedecer o Senhor. Porque, logo na primeira tarefa, o Senhor revela Seus propósitos de punir os dois corruptos filhos de Eli. Mesmo constrangido, Samuel revela ao seu tutor a dureza da sentença divina.

O episódio da obediência de Samuel nos ensina que tipo de atitude devemos assumir, quando nos damos conta de uma orientação divina. Quando reconhecemos a fala do Senhor, não nos cabe discutir, perguntar o porquê, abrandar as palavras ou avaliar as conveniências. Se é que somos servos, nossa postura é simples – devemos escutar, devemos obedecer. Mesmo sentindo constrangimento. A longa vida de Samuel nos ensina o preço de escutar a Deus. Nunca foi fácil, porque não é para ser fácil. Este é o caminho do nosso amadurecimento espiritual: escutar o Senhor que nos fala.