Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Dá-nos Felicidade, Depois da Tristeza  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 90:15 - Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.

O Salmo 90 é de autoria de Moisés. Nele, aprendemos como a providência divina usa nossa vivência emocional para nosso amadurecimento espiritual. “Dá-nos agora muita felicidade, assim como nos deste muita tristeza no passado, naqueles anos em que tivemos aflições.” (Salmo 90:15).

A Bíblia afirma, claramente, que o Senhor tem o controle do universo. Ele não depende de nós. Nós é que dependemos do Seus objetivos. Usando uma postura que pareça moderada, nós dizemos que o Senhor “permite”. Moisés, entretanto, usa um verbo mais pesado. Ele declara que o Senhor “dá”. As aflições e tristezas são dadas por Deus, da mesma forma que Ele nos dá felicidade. O livro de Jó, aliás, tem a intenção de nos confirmar o contexto bíblico da onipotência divina.

Aí, surge a pergunta: a Bíblia nos diz que é válido pedir felicidade ao Senhor? Uma simples resposta “sim” ou “não” deixa mais perguntas do que respostas. Por isso, o contexto bíblico nos ensina que o Senhor usa nossos sorrisos e nossas lágrimas para nosso amadurecimento espiritual. Ninguém desenvolve músculos saudáveis sem um programa regular de exercícios físicos. Quando aprendemos esta verdade, aprendemos que pedir felicidade implica pedir disciplina das aflições. Quando oramos deste jeito, a oração é bíblica.