Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Comecem Pelo Santuário  |  Pr. Olavo Feijó

Ezequiel 9:6 - Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.

Após séculos de corrupção espiritual e de injustiças, o Senhor decidiu punir Seu povo, permitindo o cativeiro na Babilônia. Convocou Ezequiel, para anunciar o castigo iminente. E disse: “Comecem pelo Meu santuário.” (Ezequiel 9:6).

A Bíblia sempre encara com muito rigor o papel do líder. Ela chega a dizer que as pessoas com autoridade são determinadas pelo Senhor. E, por isso, merecem que oremos por elas. Por todas elas. Por esta razão, o Senhor é rigoroso quando avalia o funcionamento dos que estão em comando. Eles são responsáveis pelo bem estar do povo e das instituições. Ao mandar Ezequiel profetizar contra a corrupção do povo, o Senhor foi coerente, mandando começar “pelo Meu santuário”: os líderes religiosos permitiram a corrupção espiritual.

Ezequiel está pregando para nós, hoje em dia, no meio da nossa corrupção contemporânea. Corrupção de eleitos, corrupção de eleitores. Corrupção de políticos pagãos, corrupção de políticos “evangélicos”. Olhamos para os nossos santuários e perguntamos: com que intensidade, em nossos templos, estamos orando pelos líderes em autoridade? Onde estão os púlpitos proféticos, alertando-nos quanto a um cativeiro? Estamos no meio de uma sonegação indiscriminada: nem damos a Deus, nem damos a César. Nós, que temos a Bíblia, temos o privilégio de reconhecer pecado e de arrependimento. Que o Senhor nos ajude a começar “pelo santuário”.