Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Eles Tiraram Sortes  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 1:26 - E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.

Os apóstolos decidiram escolher um discípulo, para substituir Judas Iscariotes. Por isso, oraram, pedindo a direção divina. Como resposta à oração, entenderam que o Senhor podia utilizar o método de “tirar sortes”: “Então tiraram sortes e a sorte caiu sobre Matias – assim, ele foi acrescentado aos onze apóstolos.” (Atos 1:26).

Há coisas, na soberania de Deus, que não entendemos e que nos incomodam. Essas coisas nós lemos na narrativa bíblica e, também, encontramos em nossa própria vida cristã. Quando ousamos perguntar “porque o Senhor fez o que fez e da maneira que fez”, raramente recebemos uma resposta clara e aceitável. Daí o nosso espanto quando, no livro dos Atos dos Apóstolos, lemos que uma decisão foi tomada com oração e sorteio...

O Senhor nos afirma, claramente, “os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos”. Apesar disso, continuamos insistindo em dizer ao Senhor a maneira “certa” de resolver os nossos problemas. Ele até nos ouve. Com atenção e com paciência. Felizmente, entretanto, Deus resolve nossos problemas de acordo com Sua soberania, baseado no Seu amor e na Sua justiça. Não é raro ficarmos admirados com a maneira inesperada, esquisita, das soluções divinas. Entendê-las e aceitá-las quase sempre leva algum tempo. E, às vezes, temos que aceitá-las, mesmo sem entender. Às vezes, Ele manda um anjo. Às vezes, Ele permite “tirar sortes”. A solução, felizmente para nós, sempre é garantida por Ele.