Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Sem Forma e Vazia  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Diz o livro de Gênesis que, antes da obra criadora do Senhor, o que havia era o caos: “A Terra era sem forma e vazia. Trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gênesis 1:2).

Antes de qualquer intervenção do Senhor o que existe é “sem forma e vazio” – sem identidade e sem significado. “Trevas cobriam a face do abismo” – se é que podemos entender, o que “havia” era a “não existência”, a “não realidade”. “O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” – aparentemente, as “águas” ainda não tinham experimentado a ação criadora e sustentadora do Senhor. É com o “haja luz” que a criação começa. Foi o primeiro dia.

Nossa vida, sem a intervenção divina, é “sem forma e vazia”. Na realidade, sem o Senhor nossa via é sem vida. Viver em trevas é existir sem significado. Sem alvo, sem rumo. É viver à deriva, sobre “a face do abismo”. Quando o Espírito de Deus, que vive ao nosso redor, meramente se move ”sobre” a face das águas, não nos beneficiamos da criação divina. “Haja luz” é a ordem criativa do Senhor para todos nós. É o mesmo que dizer “haja Cristo”. Porque a Revelação nos diz que o Cristo é a luz do mundo. Receber o Cristo é receber a luz do mundo. Receber o Cristo é receber a luz, é receber a vida. Com Cristo, experimentamos conformação divina. Ao invés de viver de maneira “sem forma e vazia”, quando vivemos “em Cristo”, vivemos “à imagem e semelhança de Deus”.