Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Mutuamente Encorajados Pela Fé  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 1:12 - Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.

Um grupo de cristãos surgiu em Roma, dando início a uma igreja. Desde que teve informações do bom testemunho deles, Paulo desejou visitá-los. Uma das razões dadas pelo apóstolo foi: “Isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.” (Romanos 1:12).

Como sabemos o tipo de fé observado pelos romanos? Pelo desenvolvimento dos argumentos bíblicos que lemos no continuar da Carta. Em Roma, a fé dos cristãos ainda estava carregada de preceitos da Lei judaica – principalmente aqueles que ainda faziam sombra à toda suficiência da graça de Deus em Cristo. Paulo, então, afirma claramente: “sendo justificados gratuitamente por Sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”

A proposta de Paulo, explicitada desde o primeiro capítulo propõe mutualidade das nossas experiências espirituais. Porque cada um vem de uma cultura religiosa diferente, será natural esperar hábitos e interpretações diferentes. Nossas práticas espirituais, entretanto, devem ser avaliados por um denominador comum: a obra de Jesus Cristo, revelada pelo Espírito Santo. Quando estamos juntos e compartilhamos nossa fé, ficamos mais abertos para obedecer os ensinos revelados da Palavra. A Carta aos Romanos contém a teologia final sobre o Cristo. Quando humildemente procuramos obedecê-la e humildemente damos testemunho aos irmãos, nós nos encorajamos uns aos outros. Ficamos “mutuamente encorajados pela fé”.