Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Chamados Pelo Seu Propósito  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

A afirmação do apóstolo Paulo é ousada e definitiva: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” (Romanos 8:28).

A coluna de sustentação do texto de Paulo é o “propósito” de Deus. Para Paulo, o poder definitivo não se encontra nas circunstâncias, na sorte ou no azar. A realidade, dentro e fora de nós, existe sob o controle pré-existente do Criador. O Senhor sempre teve objetivos consequentes da Sua vontade. Escrevendo aos Efésios, Paulo diz que os “filhos de Deus”, em Cristo, foram escolhidos antes mesmo da criação. E é nesta verdade, que afirma que o Senhor tem “propósito” e que nosso chamado para ser de Cristo é confirmado e abençoado pela Sua vontade que nossa existência cristã deve ser vivida.

Paulo aplica esta verdade até suas últimas consequências. Responder ao propósito de Deus é tão essencialmente poderoso, que o seu impacto atinge “todas as coisas” do nosso viver diário. Uma doença, por exemplo, é permitida pelo Senhor para o nosso bem. Vista a cisa pelo nosso ângulo, parece que não. Vista do ponto de vista do propósito divino, sempre terá sua explicação no propósito bondoso do Senhor. Diante de um evento, diante de todos os eventos, a reação que nos cabe é encaixá-lo no eterno propósito divino para conosco. Porque “sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam”, concluímos que o seguro do cristão é o propósito de Deus. Não deve existir nenhum outro.