Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
É Neste Tempo?  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 1:6 - ¶ Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

Depois de ressuscitado, Jesus permaneceu quarenta dias ainda ensinando Seus discípulos. Antes de voltar para o Pai, explicou que Sua obra passaria a ser realizada pelo Espírito Santo, que o Senhor iria enviar. “Então os que estavam reunidos Lhe perguntaram: Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” (Atos 1:6).

Alguns discípulos de Jesus pensavam, como Judas Iscariotes, que o objetivo da obra do Messias Jesus seria libertar Israel do jugo romano. Para muitos judeus, a subordinação ao Império de Roma era humilhante, odiosa, e, até, contrária à religião. Durante os três anos de ministério, nada aconteceu. Houve a crucifixão e as esperanças se desvaneceram. Agora, após quarenta dias da ressurreição, eles acharam que a hora de tirar as coisas a limpo era aquela. Se o negócio era “restaurar o reino a Israel”, será que Jesus não desconfiava que o prazo já estava até sendo ultrapassado?

Cada um de nós encara, a seu jeito, a obra de Jesus na própria vida. Construímos sonhos, estabelecemos metas, buscamos preparo adequado, oramos ao longo do projeto que construímos. Só que as intervenções do Senhor não seguem nosso próprio planejamento. Os anos se passam e o sonho fica “esquecido” de Jesus. Sofremos, quando isso acontece. Porque não vemos nenhuma vantagem em viver a vida cristã frustrados, sem a solução abençoadora de Cristo. É aí que entendemos o salmista: “Até quando, Senhor? Será que Te esqueceste de mim?”. Oremos pela “plenitude dos tempos”: será nessa ocasião que a graça divina irá nos restaurar.