Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Coração Não Dividido  |  Pr. Olavo Feijó

Ezequiel 11:19 - E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;

Ezequiel foi a voz profética do Senhor, em pleno cativeiro babilônico. Ao invés de ficar olhando para o passado negativo do seu povo, o profeta descreve promessas divinas de um futuro espiritualmente produtivo: “Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles. Retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.” (Ezequiel 11:19).

Sempre cercado por povos de cultura idólatra e politeísta, o povo hebreu experimentou uma história religiosa claudicante. Quando a economia dos vizinhos ficava em alta, o marketing dos seus sacerdotes predominava, atraindo adoradores judeus e israelitas. Quando a imoralidade da idolatria ficava intolerável, o Senhor intervinha através da disciplina dos castigos e das derrotas. A causa dessa inconstância, de acordo com Jeová, era o coração dividido do povo. Era uma lealdade dependente das circunstâncias, ao invés de um compromisso interior consciente e amadurecido.

Séculos depois, Jesus retoma o mesmo tema do compromisso. Muito claramente, como sempre foi Sua abordagem, o Mestre declarou: “Não podeis servir a dois senhores, pois odiareis a um e amareis a outro, ou vos dedicareis a um e desprezareis o outro.” Hoje, como no passado, aquele que cultiva um “coração dividido” descamba para uma vida espiritual de má qualidade. Cristão dividido entre Cristo e o mundo termina sendo infeliz e insatisfeito em ambos os lados. Nem fica bom cristão, nem fica bom mundano. Se, entretanto, assumirmos com fé a atitude de servos de Cristo, Ele nos dará um coração não dividido. Receber “um novo espírito” sempre resulta em uma vida diária feliz e eficientemente espiritual.