Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Carregando Os Fardos Dos Outros  |  Pr. Olavo Feijó

Gálatas 6:2 - Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

O último capítulo da carta aos Gálatas traz uma série de conselhos aos cristãos. Um deles toca em um ponto essencial: “Levem fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” (Gálatas 6:2).

Ao recomendar aos cristãos o princípio da cooperação e da interdependência, Paulo demonstra, praticamente, o ensino de que somos todos membros do “corpo e Cristo”. Quando qualquer um dos órgãos é sobrecarregado, o seu impacto atinge a totalidade do corpo. Consequentemente, com o objetivo de recuperar uma área e uma função específica, vários órgãos do corpo desenvolvem atividades especiais, criando uma rede extra de apoio. Toda essa dinâmica pode ser olhada como a versão biológica do princípio bíblico de “levar os fardos pesados uns dos outros”.

O apóstolo João já escrevera que a lei de Cristo é ao amor, repetindo o próprio ensino de Jesus: “Um novo mandamento vos dou – que vos ameis uns aos outros”. É neste contexto, portanto, que levar os fardos pesados uns dos outros significa cumprir a “lei de Cristo”. Moral da estória – membros de igreja, que se dizem cristãos mas que não ajudam seus irmãos a carregar seus fardos, incorrem em desobediência ao Senhor. A falta de ajuda mútua está caracterizando, cada vez mais, igrejas com mais de mil membros: como ninguém se conhece, ninguém se importa com as necessidades alheias. Muitos, dos que se sentam ao nosso lado, estão enfrentando desemprego ou outros problemas financeiros. Como ninguém sabe, ninguém ajuda. E ninguém cumpre a lei de Cristo. Levemos as cargas pesadas uns dos outros.