Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Como Ressecar os Ossos  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 17:22 - ¶ O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.

Na linguagem não técnica da Bíblia, o termo “espírito oprimido” pode ser encarado como o equivalente psicológico de “depressão”: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos” (Provérbios 17:22).

Os cientistas que estudam a vida emocional não chegaram a um acordo definitivo sobre o mal da depressão. Não faltam teorias mas as respostas todas deixam a desejar. Há um denominador comum, entretanto: trata-se da aceitação do fato de que o deprimido sofre tanto emocionalmente, quanto fisicamente. A postura orgânica do deprimido é tão tortuosa e disfuncional, quanto negativista é o seu humor.

O autor do livro de Provérbios usa uma imagem muito forte, ao dizer que a depressão “resseca os ossos”. Uma das doenças dos ossos é a osteonecrose, um processo de destruição óssea. Segundo algumas pesquisas de psicossomática, dentre as causas por detrás da perda da integridade dos ossos está o “espírito oprimido”. Dentre os recursos experimentados por aqueles que aprenderam a conviver construtivamente com a própria estrutura depressiva, encontra-se o “coração bem disposto”. Isto é, a atitude realista, que conseguiu acreditar no poder curativo do amor divino. A vivência e a convivência com o amor do Cristo reconstrói, o “espírito oprimido”, porque cria na pessoa um “coração bem disposto”. Viver o amor de Cristo, então, é um “remédio eficiente” contra o ressecar dos ossos.