Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Orar Por Quem Nos Persegue  |  Pr. Olavo Feijó

Mateus 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Não existe nada fácil, na pregação do Sermão do Monte. Os padrões ditados por Jesus, entretanto, nos ensinam uma verdade básica: a vida cristã não é possível, a não ser que nos deixemos levar pelo Espírito de Cristo.

Uma das exigências de Jesus é a misericórdia, até com os que não são dignos de nossa compaixão: “orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:44).

Nada mais duro de engolir. Minha vontade é perseguir o que me persegue e maltratá-lo tanto quanto ele me maltratou. O Senhor sabe disso. E compreende. Tanto sabe e compreende que insistiu em nos capacitar para o cultivo da misericórdia. Sem ela, passamos a ser escravos da vingança e, eventualmente, da desumanidade.

Só que ser cristão não combina com o ser escravo da vingança. Ser cristão é ser escravo do Cristo, o único que nos liberta da vingança e nos possibilita a misericórdia. Ser cristão é orar pelo que nos persegue.