Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Uma Coisa Eu Sei: Agora, Eu Vejo  |  Pr. Olavo Feijó

João 9:25 - Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.

As autoridades religiosas de Israel usavam qualquer pretexto, real ou imaginária, para desmoralizar Jesus. Por isso, elas se apegaram ao simples fato de que Jesus curara um cego de nascença, em pleno sábado. Interrogaram desonestamente o ex-mendigo, forçando-o a incriminar o Mestre. A resposta do cego, agora vidente, foi simples, inteligente e inquestionável: “Ele retrucou – Se ele é pecador, não sei. Uma coisa eu sei – eu era cego e, agora, vejo.” (João 9:25).

Esta narrativa registrada por João é uma aula de testemunho cristão. Com toda a simplicidade, o texto nos ensina que, em matéria de comunhão com Cristo, o caminho simples começa com vivência e evolui para consciência.

A sabedoria simples do povo declara que, “contra fatos, não há argumento”. O Senhor diz isto, de outro jeito: “Por que Me chamais ‘Senhor! Senhor!’ e não fazeis o que Eu vos mando?”. O testemunho cristão, que sacode o mundo, nunca é a argumentação teológica, mas as evidências da vida transformada. Se, conforme Pedro nos ensina, nos perguntam “a razão da esperança que há em nós”, neste onto entra a explicação, a teologia. Fique bem claro para nós, entretanto: nada é tão eloquente quanto a nossa vida de cego, quando transformada em vida de luz.