Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Ele Veio para os Seus  |  Pr. Olavo Feijó

João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Após declarar que o Criador e o Princípio de todas as coisas foi o Cristo, o evangelista João revela a realidade de um Criador que sempre teve a intenção de encontrar-se com Sua criatura humana: “Veio para o que era Seu e os Seus não o receberam.” (João 1:11).

O grande palco da história de estruturação da Nova Jerusalém, revelada no Apocalipse, teve o início do seu drama no relato da criação. A narrativa do livro de Gênesis, entretanto, não começa falando dos desígnios do Senhor. Gênesis tem um objetivo bem simples: toda a complexidade do cosmos teve um princípio. Pois bem, diz o autor de Gênesis, o causador do princípio é o Senhor, Aquele que, necessariamente, já existia antes do princípio cósmico. Daí a expressão usada por João: “Veio para o que era Seu”. O ensino bíblico é simples e definitivo: tudo é do Senhor. Tudo pertence a Ele, por direito de criação.

Se a narrativa joanina estacionasse no tudo, as coisas seriam simples. O “drama” se desdobra, quando o texto se refere aos “seus”. Aí entra a questão do desígnio. A intenção última do Senhor, diz o Apóstolo Paulo, em Efésios, foi criar “filhos adotivos”. Só que estes filhos adotivos têm que decidir a ser adotados. A entrada para a família do Senhor nunca foi automática. Diz João que, para se habilitar para a adoção, a criatura humana deve aceitar Jesus como o Cristo, o Filho Unigênito do Pai. Consequentemente, é para estas criaturas que exercitam fé, que o Cristo “veio”. O termo “seus”, de João, refere-se aos adotados, pela fé.