Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Nosso Lado Racional  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:1 - ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Apesar de conhecer a filosofia de Platão, o Apóstolo Paulo nunca olhou para o corpo humano como uma entidade inferior, quando comparado com a alma. Por isso, o Apóstolo ensina que o culto completo deve ser corpo e alma, para ser “racional”. “Rogo-vos, pois, pela compaixão de Cristo, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, como vosso culto racional.” (Romanos 12:1).

Aparentemente, não prestamos muita atenção ao ensino paulino. A ênfase de muitos de nós é sobre “a alma”. Sendo “alma”, neste caso, quase sinônimo para um “espírito desencarnado”. Nesta visão, como o corpo é inferior, o culto a Deus “tem que ser só com a alma, a parte superior do ser humano”...

Obviamente para eliminar tal tipo de doutrina, o Apóstolo Paulo afirma: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual vos foi dado por Deus – e que não sois de vós mesmos?” No templo pagão de Corinto o corpo dos fiéis era usado para prostituição. No templo dos cristãos, o corpo é santificado pelo Espírito e dedicado para a obra do Reino de Deus. Este é o nosso culto integral, racional.