Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Porque Túnicas de Peles  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 3:21 - ¶ E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

Depois de desobedecer ao Senhor, Adão se deu conta da sua nudez espiritual e da sua nudez física. O Senhor, após ver a ridícula roupa cosida com folhas de figueira feita pelo primeiro casa, resolveu ajudá-lo. “Fez o Senhor Deus a Adão e sua mulher túnicas de peles e os vestiu.” (Gênesis 3:21).

Punição sem ensino e correção cheira a mera vingança. As punições advindas do Senhor são sempre amoráveis e pedagógicas. “O Senhor castiga o filho a quem ama.”. Por isso, ao invés de ridicularizar ou deplorar a desculpa esfarrapada de Adão, o Senhor o induz a perceber as verdadeiras causas de ele ter-se escondido. Se a falta de roupa não tinha sido problema antes, por que cargas d’água estar ao natural seria uma ofensa agora? Diante disso o Senhor dá uma ajuda e põe o dedo na verdadeira ferida: “Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?”

A resposta de Adão foi deplorável. Foi tão ruim e imatura quanto as respostas que nós, hoje em dia, oferecemos ao Senhor. Além da tentativa ingênua de culpara os outros – mulher, marido, filhos etc. – nosso cardápio contemporâneo aumentou. “O emprego que Tu me deste...; A igreja que Tu me deste...; A saúde que Tu me deste...”. Tocar na própria culpa, não se fala nisso. Nudez é apenas o efeito. A verdadeira causa, que deveria nos constranger, é nossa desobediência. É nossa fantasia infantil de que somos autosuficientes, de que não precisamos das disciplinas do Santo Espírito. Jesus simplificou a coisa: “Se vocês Me amam, obedeçam aos meus mandamentos”. Curar nudez é fácil – basta usar túnicas de peles. Nosso problema real é buscar a ajuda do Senhor, para nos alegrarmos na obediência de Sua vontade.