Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Lições do Publicano (2)  |  Pastor Sérgio Fernandes

Lucas 18:13 - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

O publicano também parecia entender parcialmente o que nós cristãos chamamos de depravação. Veja no texto que ele confessava abertamente ser pecador e admitia que precisava da misericórdia de Deus. Em outras palavras, ele afirmava: eu reconheço que mereço ser condenado por ser quem eu sou, mas preciso do seu perdão!

A depravação é uma verdade bíblica que afirma que todos os homens pecaram, e que por causa disso foram destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). Sem ter consciência de que é pecador e réu de juízo eterno, o homem não pode admitir que precisa de um Salvador. Deste modo, por causa da depravação, o homem depende integralmente da obra de Deus para ser salvo. É necessário que o Espírito Santo o vivifique (Jo 16.7,8) para que este creia em Jesus Cristo e o confesse como Salvador e Senhor.

Quando estamos conscientes de nosso estado de perdição, valorizamos muito mais nossa vida com Cristo. Agradeça a Ele todos os dias por tão gloriosa salvação! Quem se reconhece pecador pode experimentar, pela fé em Cristo, a misericórdia divina e o seu maravilhoso perdão!