Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Chegai-vos a Deus  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Ao escrever sua carta, Tiago nos dá muitas recomendações sobre o viver cristão. Em uma delas, o Apóstolo nos orienta: “Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós” (Tiago 4:8).

O ar é uma realidade que está fora de nós, ao redor, e dentro de nós, oxigenando nosso sangue. Assim é o Senhor. “Nele vivemos e nos movemos”, diz a Bíblia. Se formos para o alto céus ou para o fundo dos mares, lá O encontraremos. Ninguém consegue impedir a presença dinâmica do Senhor. E é este Deus onipresente que, segundo a Bíblia, está sempre vindo ao nosso encontro. A teologia de um Senhor que toma a iniciativa, que nos procura, tornou-se concreta no Cristo que se tornou humano, vindo a nós como Jesus. Por que, então, nem sempre sentimos a presença Dele?

Voltando à realidade do ar ambiente, há muita gente que não se beneficia dele. Ou porque respira defeituosamente. Ou porque entope o sistema respiratório, inalando elementos químicos que intoxicam. Quando Tiago recomenda “chegai-vos a Deus”, é isso que ele está dizendo. A constante presença do Senhor, muitas vezes, é minimizada por nós. É mal utilizada. É, até, bloqueada. Chegar-se a Deus é reconhecer a presença Dele, dentro e fora de nós. Chegar-se a Deus é desenvolver a disciplina bíblica que nos capacita a vivenciar a divina presença. É purificar os ares de nossa vida, filtrando e eliminando os gases intoxicantes do mundo. Ele, sempre, está à porta do nosso coração: chegar-se a Ele é ouvir as batidas, abrir a porta, deixá-lo entrar e comungar com Ele.