Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Vida Ao Corpo Mortal  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 8:11 - E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

O Apóstolo Paulo procura explicar, com detalhes, a realidade e a extensão da obra do Espírito Santo em nossa vida cristã: “Se em vocês vive o Espírito Daquele que ressuscitou Jesus, então Aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do Seu Espírito, que vive em vocês.” (Romanos 8:11).

Mesmo reconhecendo a mortalidade do nosso corpo físico, Paulo insiste em esclarecer a importância de nossa dimensão material. O objetivo do Senhor, ao criar o ser humano do “pó da terra”, foi realizar uma estrutura muito mais sofisticada do que a dos anjos. Os anjos são espíritos simples. Quanto aos homens, o Senhor fez uma coisa muito complexa, juntando alma vivente com corpo. Aparentemente, para administrar bem a criação material, o ser humano recebeu a infra estrutura da natureza física, integrada com a “imagem e semelhança”, de natureza espiritual.

Já fazia parte do projeto divino a probabilidade da escolha negativa. Como também já fazia parte a probabilidade da escolha positiva, por “meio da fé” no Cristo. Paulo explica que essa fé em Cristo é obra do Espírito Santo. E que, uma vez que aceitemos a Cristo, o Espírito passa a viver em nós, fazendo do nosso “corpo o templo do Espírito Santo”. O ensino bíblico não é imortalidade da alma, como dizia Platão, mas a ressurreição dos corpos, como doutrina Paulo. Nossa saúde integral, do corpo e da alma, começa com Cristo Jesus, quando O aceitamos. E chegará, ao Seu nível completo, quando de nossa própria ressurreição.