Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Tristeza Virará Alegria  |  Pr. Olavo Feijó

João 16:20 - Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

Pouco antes se ser preso, Jesus anunciou que a tristeza inundaria os Seus discípulos. No mesmo contexto, entretanto, predisse que o poder de Sua ressurreição transformaria a tristeza deles: “Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria.” (João 16:20).

Uma das explicações de Jesus para tristeza dos seus discípulos foi: “daqui a pouco vocês não vão Me ver mais...” É profundamente triste quando, em nossos problemas, olhamos ao redor e não conseguimos ver a Jesus. É um sentimento de abandono, de desorientação. O impacto é tão avassalador que, por vezes, concluímos que nossa dificuldade em ver a Jesus é o mesmo que o desaparecimento de Jesus. Não é a mesma coisa, mas nos entristecemos como se fosse.

Toda miopia espiritual causa tristeza. Por isso, é essencial não confundir visão biológica com visão da alma. Paulo merece atenção, quando nos ensina que “a fé é a prova das coisas não vistas”. Felizmente, nossa fé é a obra do Espírito Santo em nós. Lembrando-nos, sempre, que é esta fé que nos permite ver o Cristo em nossa vida, em nossos problemas, em nossas tristezas, mantemos aberto o processo de nossa alegria. É esta comunhão com o Cristo ressuscitado que garante: “essa tristeza virará alegria”.