Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Crescer na Graça  |  Pr. Olavo Feijó

2 Pedro 3:18 - Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

No final da sua Segunda Carta, Pedro aponta o caminho para a maturidade do cristão: “Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (II Pedro 3:18).

No cenário religioso contemporâneo não faltam conselhos e livros prometendo fazer de nós membros de igreja modelares. Apesar desse aumento de propostas, há aqueles que pesquisam a vida diária dos crentes e estão concluindo, com tristeza, que o nível de nossa ética vem caindo. Ao ponto de o adjetivo “evangélico” não mais causar o impacto de seriedade ética que causava no passado.

Parece que o Apóstolo Pedro pôs o dedo na ferida. O problema, escreve ele, reside em não “crescer na graça... de Jesus Cristo”. As igrejas hoje estão crescendo em um bocado de coisas. As igrejas cresceram no número de membros, no tamanho dos templos, na arrecadação financeira, na penetração na mídia, na eleição de políticos. Chegou a hora de “crescer na graça”. Só que, para fazer isto, nossos valores vão ter que ser invertidos. A graça de Jesus Cristo, ao mesmo tempo que é poderosa é, também, exclusivista. Ela exige de nós conhecimento e, ao mesmo tempo, obediência. Ela exige que “Ele cresça” e nós diminuamos. Ela ataca, de frente, aquelas conveniências pecaminosas que estamos colecionando. Crescer na graça significa mudar o mundo, ao invés de ser mudados por ele. Este é nosso grande desafio. Esta é nossa grande oportunidade: crescer na graça.