Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Quando A Alma Vai Bem  |  Pr. Olavo Feijó

3 João 1:2 - Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

Na sua carta a Gaio, de apenas um capítulo, o Apóstolo João, no versículo 2, diz que ora por ele: “Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.” (III João 1:2).

Há certos índices que são essenciais. Em uma máquina elétrica, por exemplo, as peças podem ser novas, o esquema funcional, a estrutura proporcional. Se, entretanto, a tomada não estiver ligada na fonte de eletricidade, a máquina não funcionará a inda que mal comparando, foi isso que João quis dizer a Gaio. Como a alma do seu discípulo estava bem, o Apóstolo orou: que a sua saúde e tudo o ais, na sua vida, siga o padrão da sua vida espiritual.

A oração do Apóstolo está em harmonia com todo o ensino do contexto bíblico. O ensino geral da Bíblia não nos diz para negligenciar o corpo – afinal, ele é “o templo do Espírito Santo”. Ele também não minimiza nossas responsabilidades sociais e profissionais – o que tivermos que fazer, devemos fazer segundo nossas forças. Entretanto, sobretudo o que tivermos que fazer, devemos fazer guardando bem o coração. É a alma. É o território do encontro com o Espírito de Cristo. Quando a alma “vai bem”, acontece a comunhão amorosa com o Senhor. Quando “a alma vai bem”, encaramos as tribulações como oportunidades divinas para nosso desenvolvimento espiritual. A oração de João também diz respeito a nós - “que tudo nos corra bem, assim como vai bem a nossa alma”.