Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Entusiasmo  |  Pr. Olavo Feijó

Hebreus 6:11 - Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;

Existem diferentes modos de perseverar – um deles, escreve o Autor de Hebreus, é “com entusiasmo”. “O nosso profundo desejo é que cada um de vós continue com entusiasmo até o fim para que, de fato, recebam o que esperam.” (Hebreus 6:11).

Há cristãos que avivem sem entusiasmo. Procuram obedecer a Bíblia, mas o fazem se arrastando, só pela obrigação. Há até crentes que vivem se lamentando, achando que sua vida ia melhor, antes “de entrar para a igreja”. E existem os crentes como que parados no meio do caminho: não tendo coragem de ir para frente, mas tendo medo de desistir.

A oração do Autor de Hebreus é no sentido de que nossa caminhada seja feita “com entusiasmo”. Entusiasmo deve ser a marca registrada daquele que teve um encontro autêntico com Cristo. Tanto é assim que, escrevendo dentro do contexto, Paulo diz em Colossenses que o “segredo” para vivermos “com entusiasmo” é – “Cristo está em vocês”. O segredo de nossa “firme esperança”, de “nosso entusiasmo” é Cristo em nós e, portanto, nós em Cristo. Falta de comunhão com Cristo sempre produz desânimo e desesperança. Por outro lado, porém, sempre que nos envolvemos intimamente com Cristo, permitimos que Ele aja com liberdade. E a verdade sempre nos libertará. Libertará do medo, libertará da fraqueza, libertará daquilo que temos de pior em nós mesmos. Com Cristo sempre continuaremos com entusiasmo.