Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Andemos Também Pelo Espírito  |  Pr. Olavo Feijó

Gálatas 5:25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Todos os autores bíblicos subscrevem a ordem de Jesus, que espera que os cristãos vivam coerentemente com as verdades que dizem aceitar. Um bom exemplo é o escrito do Apóstolo Paulo: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” (Gálatas 5:25).

Ser cristão é viver, na prática diária, o cristianismo. A melhor ilustração dada por Jesus foi a íntima relação de dependência que existe entre árvore e fruto. Quando em dúvida sobre o tipo da árvore, espere pelo seu fruto. Nunca haverá equívocos: jaqueiras jamais produziram jabuticaba... Por isso, a Bíblia nos adverte: nunca dará certo gostar dos ensinos de Cristo e, na prática diária, viver contrariamente aos mesmos ensinos.

A solução de Paulo é simples. Aquilo que profundamente sentimos na alma, quando entramos em comunhão com o Espírito, sempre deve ser testado na prática. Nossa conduta diária é o laboratório do Espírito Santo. Deve ser a confirmação do amor e do poder do Cristo, a partir do momento em que Ele nos aceitou. Cada vez que não “andamos pelo Espírito”, reforçamos em nós “as obras da carne”. Assim, como o exercício dos músculos garantem a saúde do corpo, o exercício do Espírito garante a saúde da alma. Andemos, então, pelo Espírito.