Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Inveja e Ambição Egoísta  |  Pr. Olavo Feijó

Tiago 3:16 - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

Tiago usa um estilo simples e direto na descrição e condenação dos maus hábitos daqueles que se dizem cristãos. Em uma das condenações ele escreve: “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males” (Tiago 3:16).

A inveja nos ataca na medida em que não damos o devido valor àquilo que temos e nos sentimos infelizes por aquilo que não temos, mas gostaríamos de ter. A inveja nos ataca quando julgamos injustos todos aqueles que não nos dão as coisas que, segundo nossos critérios, deveriam ser nossos. A inveja machuca muito mais quando decidimos que nós merecemos muito mais do que temos e que os outros, que têm mais, não deveriam ter tanto.

Quando a inveja nos ataca, a coisa mais saudável a fazer é ouvir Jesus. Ao dizer que o Senhor envia chuva igualmente para os justos e para os injustos, Cristo ataca a raiz da inveja. Ninguém é merecedor de nada. As coisas que temos vêm pela misericórdia do Senhor. As coisas que não temos, nós não as recebemos por causa da sabedoria e da providência do Senhor. O Senhor não nos deve nada. Aquilo que Ele nos dá Ele o faz por Seu amor e Sua graça. O antídoto da inveja é aceitar a soberania da graça divina.