Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Honrando aos Outros  |  Pr. Olavo Feijó

Romanos 12:10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

No Capítulo 12 da Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo elabora as implicações cristãs do amor, à semelhança do que escrevera no Capítulo 13, da Primeira Carta aos Coríntios. Em um dos pontos mais difíceis afirma: “Amai-vos cordialmente uns aos outros, com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros, mais do que a si próprios” (Romanos 12:10).

“Dar honra aos outros” é um mandamento que se movimenta na contramão da sociedade. No mundo em que vivemos, a primeira honra certamente me pertence. E seguindo o mesmo raciocínio, também devem me pertencer a segunda honra, a décima-quinta, e assim por diante. É um salve-se quem puder. “Aquele que não faz propaganda de si mesmo, só vai conseguir ficar para trás”.

A Bíblia não apoia nenhum egoísmo ou egocentrismo. Em outras palavras, a Bíblia tem todos os ingredientes para ser rejeitada pela cultura deste mundo. Desde o princípio, segundo a narrativa do Evangelho de João, o precursor de Jesus, João Batista, já confessava: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”. Paulo toma este conceito relacionado com Jesus e o estende ao nosso relacionamento com as pessoas ao redor. Segundo o Apóstolo, “dar honra aos outros, mais do que a si próprio” somente acontece quando começamos a experimentar maturidade espiritual – maturidade do tipo que “anda a segunda milha”, que “vence o mal com o bem”, eu “ora pelos inimigos”. Maturidade que “ama cordialmente... com amor fraternal”. Coisa de outro mundo...