Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Ensina-me Senhor  |  Pr. Olavo Feijó

42:4 - Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

Poucas pessoas, na Bíblia, foram descritas com os altos adjetivos que foram retribuídos a Jó. Pois é este patriarca que, no final de suas trágicas experiências, roga ao Senhor: “Escuta-me, pois, e eu falarei. Eu te perguntarei e Tu ensina-me” (Jó 42:4).

Quanto mais experimentarmos dificuldades e problemas, maior fica a turma dos “conselheiros de carteirinha”, ansiosos para dar um jeito na nossa vida. Os conselhos vão desde os mais sublimes, aos mais esdrúxulos. De um modo geral, entretanto, as aulas e conselhos gratuitos que recebemos adicionam quase nada às soluções do que necessitamos.

O pior de tudo isso é quando, cansados, decidimos levar a sério os “especialistas”. A experiência de Jó, ao passar por todo esse drama, leva-nos a uma conclusão muito realista: se é que queremos aprender seriamente, quando enfrentamos dificuldades, e professor que não falha é o nosso Senhor Apelar para os ensinos do Senhor, através das páginas da Bíblia e, através da oração, pode não ser uma saída fácil – mas, se levada a sério, é a atitude que nos garantirá as soluções divinas. A Bíblia diz que os chamados “heróis da fé” foram gente de carne e osso, iguaizinhos a nós. Com os mesmos problemas. As mesmas dúvidas. Os mesmos desânimos. O mesmo Deus que, no passado, os ensinou e ajudou, continua poderoso para nos ajudar, no presente. Estamos dispostos a aprender?