Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Só boa Impressão não basta  |  Pr. Olavo Feijó

Filipenses 2:3 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Observando o enorme esforço feito por alguns crentes, só para impressionar bem aos outros, o Apóstolo Paulo escreveu: “Não sejam egoístas; não vivam para causar boa impressão aos outros” (Filipenses 2:3).

O grande erro de Ananias e Safira, na Igreja de Jerusalém, foi sua exclusiva preocupação em causar ótima impressão aos demais membros da Igreja. Foram tão egoístas nesta atitude, que apelaram até para a simulação, esperando receber os mesmos elogios que o honesto Barnabé havia recebido. A hipocrisia foi descoberta por Pedro e punido pelo Espírito.

A Bíblia não encoraja ninguém a ser bicho de mato. Paulo até recomenda termos “para com todos os homens”. A recomendação dele, entretanto, é acompanhada por critérios. Ele diz: “se possível, quanto estiver em vós” – o que, no mínimo, significa reconhecer que nem sempre é possível e que, às vezes, nosso próprio esforço não consegue uma boa relação, ou uma boa impressão. Quando tal coisa acontece, de nada adiantará fazer “das tripas locação”. Causar boa impressão é bom – mas nunca será um substituto para a autenticidade honesta.