Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
As Jumentas do Senhor  |  Pr. Olavo Feijó

Números 22:24 - Mas o anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado.

Para aqueles que acreditam em um Senhor com um tipo de soberania limitada, a narrativa sobre a jumenta de Balaão é um abridor de olhos: “O Senhor, então, fez a jumenta falar, perguntando a Balaão – “O que é que eu fiz, para você me bater já três vezes?”” (Números 22:24).

O episódio referente à jumenta de Balaão causou tal impacto, que levou o Autor do livro de Números a dedicar-lhe dois capítulos inteiros. Querendo dar uma orientação urgente a Balaão, o Senhor manda o Seu Anjo, o qual é ignorado pelo adivinho. A solução escolhida pelo Senhor, então, foi uma emergência: dotou a jumenta com a capacidade de falar e, através das palavras do animal, constrangeu Balaão a cumprir as instruções divinas.

Ou de uma forma ou de outra, o Senhor nos fala. O Senhor sempre quer nos orientar. Nós outros, entretanto, à semelhança de Cristo, temos o mau hábito de focar nossa atenção nos problemas e interesses subalternos da nossa vida. Por isso, porque o Senhor sempre realiza as Seus planos, toda vez que nossa desatenção espiritual atinge níveis perigosos, Ele emprega recursos fora da nossa rotina. É nestas ocasiões que, com a sacudida que experimentamos, nos vemos obrigado a levar o Senhor a sério. É lógico que, se tivéssemos mais juízo e mais obediências às orientações bíblicas do Senhor, as coisas aconteceriam com muito menos estrago. Por isso, vale a pena esperar até que nossa jumenta seja obrigada a falar...