Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Porque Não Ir Para o Egito  |  Pr. Olavo Feijó

Jeremias 42:17 - Assim será com todos os homens que puseram os seus rostos para entrarem no Egito, a fim de lá habitarem: morrerão à espada, e de fome, e de peste; e deles não haverá quem reste e escape do mal que eu farei vir sobre eles.

Jeremias foi chamado para ser profeta nos reino de Judá. Diante da ameaça de serem derrotados pela Babilônia, os judeus concluíram que a única saída seria emigrar para o Egito. Orientado pelo Senhor, Jeremias os exortou a não fugir: “Todos os que estão decididos a partir e residir no Egito morrerão pela guerra, pela fome e pela peste...” (Jeremias 42:17).

Um das ênfases do ensino bíblico é sobre a diferença entre a lógica humana e a lógica divina. Por isso, diante das dificuldades e provações, o caminho humano é sempre adotar soluções humanas. Nossas técnicas, nossos planos, nossas armas – afinal de contas, estes recursos nós os conhecemos e aprendemos a depender deles.

“Ir par ao Egito” significa não confiar no poder de Deus para o livramento dos perigos e ameaças. É muito difícil obedecer às instruções divinas e crer, no meio do perigo, que o Senhor vai nos dar vitória. Entretanto, é exatamente isto que Ele quer de nós. Ele quer nossa obediência, principalmente quando a solução proposta por Ele não fizer muito sentido. Hoje, como antigamente, os perigos são reais. Por outro lado, como antigamente, hoje as soluções divinas continuam a ser reais. É essencial não fugir para o Egito.