Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Andemos também em Espírito  |  Pr. Olavo Feijó

Gálatas 5:25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

O antagonismo entre fé e obras não existe, nos escritos do Novo Testamento. Desde o princípio, o Mestre foi claro: “a árvore é conhecida pelos seus frutos”. O Apóstolo Paulo desenvolveu este ensino de inúmeras maneiras. Uma delas está na Carta aos Gálatas: “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:25).

Viver coerentemente é muito difícil. Exige convicção profunda e exige dependência do Senhor. Como, de algumas décadas para cá, a preocupação de muitos líderes é a de conseguir mega-igrejas, o testemunho bíblico daqueles que se filiam não tem sido levado a sério. Em alguns casos, basta “entrar para a igreja”, pagar em dia o dízimo e freqüentar os cultos...

Paulo não apóia este estado de coisas. A garantia de ser cristão está apenas no Espírito de Cristo. Por isso, o Apóstolo é enfático: só podemos ser considerados cristãos “se vivemos em espírito”. Só que não dá para “viver em” e não “andar em”. Tiago, usando outras palavras, diz a mesma coisa: “mostra-me a tua fé pelas tuas obras”. O ensino de Paulo é uma convocação urgente para o testemunho cristão. “Andemos também em Espírito!”