Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Perdoar como Jesus Perdoa  |  Pr. Olavo Feijó

Colossenses 3:13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

O Senhor nos perdoou completamente. Sem nenhum furo. Nas instruções escritas por Paulo aos colossenses, o Apóstolo ensina que a nossa maneira de perdoar deve ser igual a de Jesus: “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou” (Colossenses 3:13).

Só existe perdão quando existe ofensa. Para perdoar, então, é preciso que alguém nos tenha machucado ou prejudicado. Logo, não é preciso nenhum esforço para concluir que perdoar seja coisa difícil de fazer. Se perdoar fosse um assunto fácil, a Bíblia não se preocuparia com ele.

Ora, se perdoar é tão difícil, por que o Apóstolo nos manda perdoar? E mais: perdoar como o Senhor nos perdoou! Uma das razões é que, sem perdão, vivemos dominados pela vingança. É o olho por olho e o dente por dente. Só que, na prática, a vingança não se contenta com justiça. O vingador sempre sente necessidade de ferir mais do que foi ferido. O outro, por sua vez, também se sente no direito de vingar-se. Chega um ponto em que o ódio predomina e ninguém acha que é suficiente. Só o perdão anula a vingança. Perdoados por Cristo, anulamos a necessidade de vingança. Perdoando como Cristo nos perdoou, construímos um pouco do céu, na Terra.