Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Endireitarei os Caminhos Tortos  |  Pr. Olavo Feijó

Isaías 45:2 - Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.

Através do profeta Isaías, o Senhor faz uma grande promessa: “Eu irei diante de ti e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro” (Isaías 45:2).

A quem esta promessa foi feita? A um rei de Israel ou Judá? A um profeta? A um grande sacerdote? Por incrível que pareça, a promessa não foi feita a nenhum “crente”. Ela foi feita a Ciro, rei da Pérsia, que derrotou a Babilônia. E por quê? Porque, na Sua soberania, o Senhor determinou que um rei pagão libertasse do exílio babilônico o Seu povo. Evidentemente, o Senhor que tem poder de usar um rei estrangeiro tem poder, sem dúvida nenhuma, de usar poderosamente um dos Seus fiéis seguidores.

Sobre o Senhor, o mínimo que se deve dizer é que Ele sabe o que quer. Também é preciso dizer que aquilo que Ele quer, Ele realiza poderosamente. Ele sabe aonde Ele quer que cheguemos. Por isso, sem sequer o suspeitarmos, o Senhor prepara cuidadosamente o caminho que teremos de trilhar, garantindo que cheguemos lá. Não somente cheguemos lá, mas o façamos vitoriosamente. É natural que nós mortais, que nada sabemos do futuro, tenhamos dúvidas sobre as promessas e os planos do Senhor para nós. Mas nosso Senhor não é reativo: Ele é proativo. Ele sabe para onde vamos e de que maneira iremos. Porque Ele endireita nossos caminhos tortos.