Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Senhor Vai na frente  |  Pr. Olavo Feijó

Juízes 4:14 - Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera na tua mão; porventura o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.

Débora foi a única mulher a exercer a função de juiz, em Israel. A garantia que ela deu ao chefe dos guerreiros israelenses, Baraque, foi a seguinte: “Disse Débora a Baraque: - Chegou a hora de entrar em ação! O Senhor vai na frente! Ele já entregou Sísera a você” (Juízes 4:14).

Nossa história de vida tem muitas semelhanças com a história judaica, revelada na Bíblia. Ambas as histórias enfrentam problemas espirituais. Experimentam atitudes de injustiça. As duas sofrem a perseguição e a pressão dos inimigos do Senhor. Quando meditamos nas explicações da Bíblia, descobrimos saídas e soluções para nossa própria situação.

De início, é importante aceitar que o Senhor permite provações em nossa vida com a finalidade de nos desenvolvermos espiritualmente. Em seguida, o escritor bíblico não aconselha o entreguismo e o derrotismo – segundo a palavra de Débora, “chegou a hora de entrar em ação”. Finalmente, a própria juíza explica a razão de nossa vitória, quando entramos em ação: quem vai na nossa frente, liderando-nos e fortalecendo-nos, é o Senhor. A vitória do cristão nunca é o resultado do seu mero ativismo. Ela é a conseqüência garantida de nos submetermos à liderança do Senhor. Não deve haver dúvida, quando “o Senhor Vai na frente”!