Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Seja Diligente e Arrependa-te  |  Pr. Olavo Feijó

A Bíblia não nos recomenda ter remorso. O que ela nos manda é ter arrependimento: “Repreendo e disciplino aqueles que Eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se” Apocalipse 3:19).

Remorso é um sentimento de mal estar, que acontece quando a pessoa descobre que cometeu algo muito errado. E que, à primeira vista, não tem como ser consertado. Uma vez chegada a esta conclusão, a pessoa se volta contra si mesma, dando vazão a ondas de revolta e de autoagressão. O remorso não é construtivo.

A Bíblia recomenda o arrependimento. Ele surge quando a pessoa detecta que cometeu um erro, que burlou a lei, que machucou alguém. Só que o arrependimento não se limita a deplorar o mal feito. Ele vai além e procura meios de se corrigir e consertar as consequências do seu erro. O arrependimento, por isso, é construtivo. Jesus pregou o arrependimento, por isso, é construtivo. Jesus pregou o arrependimento e enfatizou a necessidade de sermos diligentes na busca do estado de consciência que nos permite arrependermo-nos. Toda pessoa com saúde espiritual pratica o arrependimento. E com diligência.