Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
A quem perseguimos?  |  Pr. Olavo Feijó

Atos dos Apóstolos 9:5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

Lucas descreve a conversão de Saulo de Tarso e o diálogo dele com Jesus: “Saulo perguntou – Quem és Senhor? - Ele respondeu – Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9:5).

Enquanto perseguidor dos seguidores do “caminho”, Saulo o fazia com motivos os mais religiosos. Ele levava mais a sério as interpretações tradicionais da Lei de Moisés, do que o Senhor da Lei de Moisés. Para Saulo, Jeová somente poderia agir dentro dos parâmetros dos doutores da Lei fariseus. O que não fosse ensino rabínico seria heresia e deveria ser perseguido a ferro e fogo.

Hoje em dia, a quem perseguimos? Dentro de qual tradição religiosa decidimos prender o Senhor, que dizemos cultivar? A Bíblia nos adverte quanto ao “zelo amargo de doutrina”, em nome do que perseguimos os que discordam de nós. Anos depois de sua conversão a Jesus, Paulo atribuiu seu furor de perseguidor à sua ignorância espiritual. A quem perseguimos? E em nome de qual, de nossas ignorâncias? O Filho do Homem não veio para julgar, mas para dar uma vida abundante. Não veio para perseguir, mas para ajudar. O Cristo nunca impôs sua mensagem: Ele sempre apelou para a livre decisão dos seus discípulos. Hoje, a quem perseguimos?