Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
A Irresponsabilidade Mata  |  Pr. Olavo Feijó

Gênesis 4:9 - ¶ E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

Após matar seu irmão Abel, Caim é confrontado pelo Criador: “Então o Senhor perguntou a Caim – Onde está seu irmão Abel? – Repondeu ele – Não sei; sou eu o responsável pelo meu irmão?” (Gênesis 4:9).

O ódio gera comportamento irresponsável. A inveja estimula atitude irresponsável. E a irresponsabilidade, no máximo de sua insensibilidade, mata. Foi assim com Caim, antes de atacar seu irmão e matá-lo.

A Bíblia nos quer pessoas responsáveis. Na responsabilidade bíblica, os relacionamentos produzem vida. Por exemplo, o crente responsável deve “alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram”. Na responsabilidade bíblica, “ninguém vive para si” e, por isso, deve “levar as cargas uns dos outros”. As decisões mais íntimas do meu irmão não são da minha responsabilidade. O dar apoio, para que as decisões corretas do meu irmão venham a se concretizar, isto é da minha responsabilidade. A Bíblia diz que “aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado”: somos responsáveis pelo que conhecemos. Se a irresponsabilidade mata, o senso de responsabilidade, entregue ao Senhor, conduz à vida.