Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Vacilo Na Dificuldade  |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 24:10 - ¶ Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.

O livro de Provérbios, em um certo ponto, parece que está dizendo o óbvio: “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!” (Provérbios 24:10).

É possível, entretanto, perceber algo mais profundo, na aparentemente óbvia sentença de Salomão. A interpretação bíblica ensina que, em certos casos, frases são ditas para nos chocar, para nos tirar do marasmo. Pergunta-se: não é verdade que, no fundo, no fundo, quando o Senhor permite que enfrentemos “dificuldades”, Seu objetivo é nos exercitar na direção do fortalecimento pessoal? Clássico exemplo é o caso de Jó.

Há muitos crentes, porém, que gostariam de ter uma vida cristã limpinha de problemas, destituída de dificuldades. São esses crentes, exatamente, que têm “limitada a sua força”. Desde Jesus até o restante dos que ensinaram no Novo Testamento, a ênfase é aceitar as tribulações em harmonia com o Senhor, sabendo que as dificuldades produzirão crescimento espiritual. A Bíblia chega até a dizer que, quando acreditamos na estratégia do Senhor, devemos “dar graças a Deus, quando passarmos por muitas provações”! O Senhor quer que nossa força não seja limitada. Ele quer que dependamos Dele. Ele não quer que tenhamos vacilo na dificuldade.