Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
O Maior, Como o Menor  |  Pr. Olavo Feijó

Lucas 9:48 - E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande.

Quando os discípulos discutiam entre si, buscando estabelecer quem seria o maior entre eles, Jesus despontou todo mundo, dizendo: “Pois aquele que, entre vós, for o menor, este será o maior” (Lucas 9:48).

Os seres humanos são tão frágeis, que vivem buscando artifícios para impressionar os outros, para “provar” que são superiores. Alguns, até, se especializam em atribuir defeitos imaginários aos outros – a idéia é, “já que eu não posso crescer e ficar no nível dele, então vou inventar maneiras para diminuí-lo, até que pareça que ele desceu para o meu nível...”

Para Jesus, o critério que estabelece o valor das pessoas é o serviço que elas prestam aos outros. Importante é aquele que ajuda. Que não é orgulhoso. Maior é aquele que, não importa quantos graus universitários tenha completado, quantos milhões tenha ganho, quantas partidas tenha vencido – maior é aquele que olha para os outros e, com uma humildade autêntica, enxerga todos como irmãos. Porque, apesar de não sermos iguais, somos semelhantes. Porque, para sermos grandes especialistas, tivemos que nos transformar em grandes limitados – que sabem profundamente sobre uma área, às custas de desenvolver ignorância sobre quase todas as outras. Por isso, um especialista precisa de todos os outros. Se é que somos maiores, é porque ficamos menores.