Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Atire Seu Pão Sobre As Águas  |  Pr. Olavo Feijó

Eclesiastes 11:1 - ¶ Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Salomão quis escrever sobre generosidade na distribuição daquilo que temos. Aí, ele usou uma imagem que os leitores da época entenderam bem: “Atire seu pão sobre as águas: depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo” (Eclesiastes 11:1).

O natural, na atitude neurótica das pessoas, é a possessividade: quanto mais tem, mais quer. Aliás, para muitos de nós, tudo deveria ser nosso: o dinheiro, as vantagens, as bênçãos e, até, as pessoas. Quem chega a este ponto, realmente acredita que doar é uma postura de amputação de si mesmo, de desfiguração...

A Bíblia é anti-neurose. Ela ensina que “dar é melhor do que receber”. Por isso, ela diz que necessitamos da reforma interior que Cristo realiza. O amor do Cristo, que é doador na sua essência, é o único poder capaz de transformar pessoas possessivas em pessoas generosas. Fomos salvos para ter o dom de compartilhar, tipo “vai faze o mesmo”, da parábola do Bom Samaritano. O negócio é acreditar na promessa bíblica e, corajosamente, atirar nosso pão sobre as águas.