Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Pr. Olavo Feijó
Gotas Bíblicas
Tem Cuidado de Ti Mesmo  |  Pr. Olavo Feijó

1 Timóteo 4:16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Dentre as muitas recomendações de Paulo a Timóteo, encontramos: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” (I Timóteo 4:16).

Não é coisa rara encontrar, entre os cristãos, servos consagrados que nunca consideram suficiente o seu nível de consagração. Para eles, dedicação digna é aquela que vai acima de cem por cento. O bom crente, de acordo com tal visão, nunca deve poupar-se, nunca deve pensar em si mesmo. Nunca deveria descansar ou, sequer, pensar em tirar férias.

Baseados no conselho de Timóteo, Paulo não parece recomendar o caminho do martírio. “Tem cuidado de ti mesmo” soa para nós mais do que uma sugestão, o cuidar de si mesmo apresenta características de obrigação. A responsabilidade de tomar conta de si mesmo é tão estrategicamente séria, que ela vem antes do ter cuidado da “doutrina”. Afinal de contas, disse Paulo em outro escrito, nosso “corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós”. Por isso, o Senhor espera que cuidemos bem do Seu templo. Eis um lembrete apostólico, quando exageramos no cuidar da “doutrina” – não nos esqueçamos de cuidar de nós mesmos.