Estudos bíblicos diáriosDevocionais
BUSCA POR DEVOCIONAIS
PALAVRA-CHAVE
AUTOR
TÍTULO
BASE BÍBLICA
DATA DE PUBLICAÇÃO
Entre
e
POR ORDEM ALFABÉTICA
A B C D E F G H I J K L M N
O P Q R S T U V W X Y Z #

Devocionais: Evódia e Síntique...
Pastor S&#-15447;rgio Fernandes
 Palavra Que Transforma
Evódia e Síntique...  |  Pastor Sérgio Fernandes

Filipenses 4:2 - Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.

Eu sempre li este versículo em Filipenses, e pensando, imaginava qual seria a razão de discórdia dessas duas obreiras tão dedicadas. É normal existir desentendimento em meio ao povo de Deus, mas é anormal dar vazão ao orgulho e não resolver rapidamente a situação chegando num consenso de paz.

Mas, tirando um pouco este verso do contexto, eu sempre fiz uma aplicação desta palavra no cotidiano da igreja, do seguinte modo. Evódia e Síntique representam dois tipos de gente que convive em meio as nossas comunidades. Veja só:

“É-vódia” simboliza aqueles que sempre estão procurando defeitos nos outros. O problema nunca está nele. “É-Vódia”, “É-Maria”, “É-João”, “É-Pastor”... e nunca “É-la-mesma”. Você conhece alguém assim? Ou será que a gente não é assim de vez em quando?

“Sinti-que” é símbolo dos cristãos espirituosos. Eles vivem “sentindo”. Sentem arrepios e falam que tem algo ruim por perto. Sentem um medinho e dizem que o dia vai ser de provação. Mas dificilmente eles “sentem” que deveriam orar mais, murmurar menos, contribuir mais com suas igrejas locais, ler mais a Bíblia. E, vivendo de sentimento, nunca chegam a maturidade cristã, que é ter uma vida regada de fé e confiança em Deus (Rm 1.17; 2 Corintios 2.7).

Quem seremos nós na presença do Senhor?

Deus te abençoe!