Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Tem Cuidado De Ti Mesmo  |  Pr. Olavo Feijó

1 Timóteo 4:16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Uma análise da vida de Paulo, através das Epístolas e do livro de Atos, revela um líder cristão mais preocupado com os outros e com a obra, do que consigo mesmo. Por isso, faz todo o sentido a recomendação do Apóstolo ao ministro jovem Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem” (I Timóteo 4:16).

São dois extremos. O egocêntrico, cuja única preocupação é cuidar de si mesmo. E o indivíduo estritamente dedicado, para quem a obra e a causa devem merecer todos os esforços. Há cristãos assim e líderes cristãos assim. Sacrificam a própria saúde e o conforto da família, tudo em nome de uma consagração desmedida à sua igreja.

Paulo não recomendou nenhum dos dois extremos. Num mesmo nível de ênfase, disse a Timóteo para “ter cuidado”: da doutrina e de si mesmo. Só que o “si mesmo” veio antes. Esta recomendação apostólica é equivalente à grande síntese de Jesus: o cristão deve amar a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. Não se pode cuidar do próximo, negligenciando o próprio eu. Que o Senhor nos ensine a difícil arte de ter cuidado de nós mesmos.