Ordem Alfabética: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z   #
Por que Jesus foi crucificado?  |  Pastor Sérgio Fernandes

João 19:17 - E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,

A crucificação era o método de execução mais temido no mundo antigo. Embora seja uma prática anterior ao tempo de Jesus, foi justamente nos dias de Cristo em que a morte de cruz ganhou notoriedade. Ela era destinada a punir crimes hediondos e para silenciar qualquer forma de oposição ao império.

A morte de cruz começava com uma sessão de tortura, chamada de flagelação. Os que sobreviviam aos flagelos eram obrigados a pegar a haste horizontal da cruz, que pesava cerca de 50kg e seguir ao local de execução, uma jornada de cerca de 360 metros. Muitas vezes, o criminoso era ajudado por algum cidadão a levar a cruz, assim como ocorreu com Jesus. Ali, ambas as hastes da cruz eram unidas, e de braços abertos, o criminoso pregado. A morte era lenta e na maioria das vezes acontecia por asfixia, após o crucificado esgotar suas forças tentando respirar. Tamanha crueldade caiu sobre nosso Salvador, e isso por amor de nós.

A morte de Jesus na cruz não foi um episódio acidental, mas foi o sacrifício que nos garantiu a vida eterna. Que o empenho de Jesus em suportar tudo isso por amor de nós nos encoraje a suportar nossa cruz de cada dia com alegria, pois a mais pesada Ele já levou por nós!